atividade presencial no Centro Cultural Casarão
domingo, 19 junho 2022
10h – vivência Folia de Reis
com Tião Mineiro, João Arruda e foliões
Nessa vivência com Tião Mineiro, violeiro e mestre de Folia de Reis e João Arruda, violeiro e produtor cultural, vamos conhecer os principais ritmos e ponteados de viola presentes nas folias de reis e as canções para cada momento como canto de chegada, saudação do presépio, oferta e outros simbolismos envolvidos nessa linda tradição onde a viola é protagonista.
a partir das 11h – feira caipira
O 2° Festival Viola da Terra chega com boas novidades, e uma delas bastante saborosa: a Feira Caipira! Durante os dias do evento, além dos shows, encontros e prosas, os presentes poderão degustar o melhor da comida típica caipira.
11h – show Ivan Vilela e Letícia Leal
Ivan é responsável por uma relevante obra para a viola caipira, com vinte álbuns lançados e indicações nos principais prêmios nacionais de música: Prêmio da Música Brasileira; IBAC; Prêmio Sharp; APCA e outros. Além de já ter feito importantes turnês nacionais e internacionais, Ivan foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas, foi diretor da Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, foi idealizador do Núcleo de Cultura Caipira, consultor musical do Museu da Pessoa, é parecerista de várias revistas acadêmicas, professor da Faculdade de Música da USP – Universidade de São Paulo e pesquisador no Projeto AtlaS – Atlântico Sensível, da Universidade de Aveiro, Portugal.
Letícia é cantora, compositora e instrumentista apaixonada pela viola caipira, instrumento que carrega e transforma desde 2006. Mineira natural de Teófilo Otoni, não se prende à tradição em que o instrumento está inserido buscando demonstrar sua versatilidade em vários gêneros, flertando com a música brasileira instrumental, o pop e a mpb. Lançou seu primeiro álbum, o “Urutu” (2019), em parceria com o violeiro Caio de Souza. É regente e coordenadora da Orquestra Belorizontina de Viola Caipira, onde promove a difusão da cultura popular, trabalha como professora de viola caipira na capital mineira (desde 2010) e foi 3o lugar do concurso de Melhor Violeiro realizado pela TV Globo Minas em 2012, dentre 815 inscritos. Integra a Diretoria do Instituto Viva Viola e da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil no setor de educação. É ainda artista integrante do Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, circuito premiado pelo Prêmio Profissionais da Música.
13h – cortejo Folia de Reis
Guiado por Tião Mineiro e João Arruda, o cortejo de Folia de Reis vai passear por todo espaço do Centro Cultural Casarão, onde o Festival vai acontecer, convidando os presentes a cantar e tocar em conjunto as belas toadas de Santos Reis.
14h – roda de viola com Brenda Violeira do Pantanal, Gustavo Costa, Júlio Caldas
Nessa Roda, o encontro entre a viola caipira e a viola machete, apresentará um repertório de choros, baiões, chulas, toadas, entre outros ritmos. Brenda Violeira do Pantanal (MS), Gustavo Costa (MG) e Júlio Caldas (BA), além de seus repertórios individuais, tocarão juntos uma obra do repertório da violeira Helena Meirelles, homenageada da edição.
15h – show Moda de Rock
O projeto Moda de Rock, da dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder nasceu quase como uma brincadeira. Em 2007, os dois violeiros, também professores, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da sua adolescência. A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida. Em 2010, surgia o CD “Moda de Rock – Viola Extrema”, que logo conquistou a mídia, foi sucesso de vendas e lotou shows em todas regiões do Brasil, México, EUA, Canadá e Argentina. Ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos perceberam que o rock no ambiente da viola caipira e o instrumental brasileiro de raiz geraram uma parceria harmoniosa, entre o metal e o acústico. Agora em 2022 a dupla lança o seu quarto álbum Moda de Rock Brasil, dedicado exclusivamente ao rock nacional.
17h – show Cleiton Torres e Leandro Valentin
Cleiton Torres é paulista nascido na cidade de Osasco. Músico, professor de viola e violão há 25 anos, e produtor musical. Fez parcerias que resultaram em gravações de diversos álbuns com Rei Gaspar, Marcos Violeiro e Juliana Andrade. Foi músico de grandes nomes da música como Zico e Zeca, Liu e Léo, Divino e Donizete, Goiâno e Paranaense, João Mulato, entre outros. Lançou recentemente o trabalho 40 Anos, 40 Modas, em 40 parcerias diferentes, resgatando não apenas grandes sucessos da música caipira, mas também grandes intérpretes.
Leandro Valentin é violeiro há 19 anos, professor de viola caipira e Doutor em Letras pela UNESP. Já se apresentou no “Viola, Minha Viola” (à época, apresentado por Inezita Barroso) e foi um dos palestrantes do evento “Viola Brasileira” (Uberlândia, 2019). Possui mais de 300 alunos no seu curso on-line Mestre do Pagode.
com
Juliana Andrade – violão
Léo Minas – baixo
Centro Cultural Casarão
Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, Campinas, SP
mais informações, aqui!