rodas de prosa

Serão momentos de compartilhamento e troca sobre as perspectivas do cenário da música de viola, incluindo a volta aos palcos no contexto pandêmico e a crescente participação de mulheres no universo do instrumento. Cada encontro contará com um mediador especialista naquela temática, que irá instigar os convidados a contribuir e debater o assunto, além de coletar as questões e contribuições do público.

As rodas de prosa, assim como toda a programação, são atividades online e gratuitas, e serão transmitidas no canal do Youtube do Festival Viola da Terra. Inscreva-se para não perder nenhuma atividade de nossa programação.


Sábado | 3 de abril | 16h – 17h30

Presença das mulheres no universo da viola

As mulheres têm ocupado um espaço cada vez maior nos diversos segmentos relacionados à viola. São instrumentistas, cantoras violeiras, duplas caipiras e regentes de orquestras de violas. Esse encontro busca promover um diálogo e contribuir para o fortalecimento desse movimento.

Com Laís De Assis (Recife/PE), Jaqueline Carvalho (Monte Sião/MG)  e  Carol Carneiro (Brasília/DF)


Sábado | 10 de abril | 16h – 17h30

Ensino e orquestras de viola

O ensino da viola cada dia é mais presente tanto nas escolas de música como por meio da internet. Orquestras de viola se multiplicam pelo país e também são polos de aprendizado e divulgação dos saberes da viola. Nessa roda, professores e responsáveis por orquestras trocam experiências sobre esses temas.

Com Marcela Costa (Piracicaba/SP), Pedro Vaz (Brasília/DF), Gustavo Costa (São Lourenço/MG), João Paulo Amaral (Campinas/SP)


Domingo | 11 de abril | 14h – 15h30

Circuitos de viola

Por todo país é crescente circuitos musicais tendo a viola caipira como protagonista, nessa prosa, busca-se entender como surgem tais movimentos e como eles têm se consolidado no cenário atual.

Com Andréa Carneiro (Rio de Violas), Rainer Miranda (Violas Instrumentais Nordestinas) e Fábio Miranda (Circuito Violada)