Serão momentos de compartilhamento e troca sobre as perspectivas do cenário da música de viola, incluindo a volta aos palcos no contexto pandêmico e a crescente participação de mulheres no universo do instrumento. Cada encontro contará com um mediador especialista naquela temática, que irá instigar os convidados a contribuir e debater o assunto, além de coletar as questões e contribuições do público.
As rodas de prosa, assim como toda a programação, são atividades online e gratuitas, e serão transmitidas no canal do Youtube do Festival Viola da Terra. Inscreva-se para não perder nenhuma atividade de nossa programação.
Sábado | 3 de abril | 16h – 17h30
Presença das mulheres no universo da viola
As mulheres têm ocupado um espaço cada vez maior nos diversos segmentos relacionados à viola. São instrumentistas, cantoras violeiras, duplas caipiras e regentes de orquestras de violas. Esse encontro busca promover um diálogo e contribuir para o fortalecimento desse movimento.
Com Laís De Assis (Recife/PE), Jaqueline Carvalho (Monte Sião/MG) e Carol Carneiro (Brasília/DF)
Sábado | 10 de abril | 16h – 17h30
Ensino e orquestras de viola
O ensino da viola cada dia é mais presente tanto nas escolas de música como por meio da internet. Orquestras de viola se multiplicam pelo país e também são polos de aprendizado e divulgação dos saberes da viola. Nessa roda, professores e responsáveis por orquestras trocam experiências sobre esses temas.
Com Marcela Costa (Piracicaba/SP), Pedro Vaz (Brasília/DF), Gustavo Costa (São Lourenço/MG), João Paulo Amaral (Campinas/SP)
Domingo | 11 de abril | 14h – 15h30
Circuitos de viola
Por todo país é crescente circuitos musicais tendo a viola caipira como protagonista, nessa prosa, busca-se entender como surgem tais movimentos e como eles têm se consolidado no cenário atual.
Com Andréa Carneiro (Rio de Violas), Rainer Miranda (Violas Instrumentais Nordestinas) e Fábio Miranda (Circuito Violada)