atividade presencial no Centro Cultural Casarão
sábado, 18 junho 2022
10h30 – oficina "Viola Nordestina"
com Laís de Assis
Público: estudantes de música, a partir dos 12 anos
Objetivos e metodologia: A oficina visa estimular a interação musical dos participantes através do estimulo prático da criação e improvisação tendo como base a linguagem da viola de dez cordas nordestina; agregar participantes de diferentes instrumentos e em diferentes níveis de experiência musical.
Seguindo um roteiro dinâmico, a oficina propõe momentos práticos onde os participantes serão convidados ao estímulo criativo, produzindo em grupo (duplas, trios ou quartetos) curtas criações musicais, mesclando elementos observados e discutidos sobre a temática. Também a utilização de suporte bibliográfico e registro em áudio das criações produzidas.
Cada participante deverá trazer seu instrumento no momento do encontro da oficina.
a partir das 14h – feira caipira e exposição de luthieria
O 2° Festival Viola da Terra chega com boas novidades, e uma delas bastante saborosa: a Feira Caipira! Durante os dias do evento, além dos shows, encontros e prosas, os presentes poderão degustar o melhor da comida típica caipira.
Além da Feira, uma Exposição de Lutheria contendo instrumentos, acessórios e ferramentas utilizadas por luthiers, apresentará a riqueza e diversidade das formas de construir violas!
14h – show Projeto Oficinas de música caipira
O Projeto Oficinas de Música Caipira acontece desde 2017 na Escola Estadual Francisco Barreto Leme (distrito de Joaquim Egídio, Campinas), com aulas gratuitas de viola caipira e violão para alunos participantes. Além disso, conta com as aulas de Divertimentos Musicais, que ensina música através de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos e aulas de canto coral, que são abertas à comunidade e sem limite de idade. Com foco na música caipira de raiz, o projeto tem direção artística de João Paulo Amaral, também professor de viola, além de Ricardo Matsuda, professor de violão, e Jairo Silveira professor de coral. A idealização é da Kalithéa, empresa coligada à Direção Cultura, e conta com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
15h30 – roda de viola com Bruno Takashy, Mel Moraes, Vinícius Azevedo
Entre composições autorais e interpretações de clássicos da música instrumental, nessa Roda, três jovens talentos da viola caipira compartilham suas influências e experiências musicais. Com a presença Bruno Takashy (MG), Mel Moraes (SP) e Vinícius Azevedo (SP) além de seus repertórios individuais, tocarão juntos uma obra do repertório da violeira Helena Meirelles, homenageada da edição.
16h30 – oficina de Catira
com Candeeiro Franco
Nessa oficina, o violeiro Candeeiro Franco, integrante do grupo Os Tangarás da Mata, apresenta a origem da dança da catira com seus ritmos, evolução, técnicas dos palmeados e sapateados.
Para interessados de qualquer idade!
17h – show "Homenagem à Helena Meirelles" com Karoline Violeira e Milton Araújo
Karoline é cantora, violeira, compositora, catireira, mestra de Folia de Reis, educadora musical e maestrina. Nascida em Botucatu, interior de São Paulo, aprendeu a tocar viola ainda muito pequena. Atualmente atua como cantora e violeira instrumentista. Em paralelo à carreira artística, é educadora musical formada em licenciatura em música e pós-graduada em regência orquestral, responsável pela regência dos grupos Caipiras da Cuesta (canto e viola) e Jovens da Cuesta (canto, viola e catira) na cidade de Pardinho-SP.
Milton Araújo, natural de Santo André. Nascido em uma família de músicos por gerações, e toca desde criança. Foi diretor musical do primeiro Cd da violeira Helena Meirelles, com quem tocou por 9 anos. Em 2004 iniciou sua carreira de violeiro da afinação Rio Abaixo, que é uma tradição familiar, tendo se tornado um dos grandes expoentes desta vertente. Tem dois Cds lançados: “Pássaro Tiuí” (2006) e “Corolário” (2010). Participou do Circuito Syngenta de Viola Instrumental.
com
Marcos Azevedo – violão
19h – show Orquestra Filarmônica de Violas convida Laís de Assis
Com mais de 20 anos de carreira, a Orquestra Filarmônica de Violas se destaca pelo cuidado na elaboração e interpretação de seus arranjos utilizando apenas a viola. Reconhecida por seu aprimoramento artístico e dedicação à música instrumental, a Filarmônica surgiu em 2001 em Campinas, idealizada por Ivan Vilela, e a partir de 2011, passou a ser dirigida por João Paulo Amaral.
Com 3 álbuns lançados, o grupo soma importantes prêmios, indicações, gravações e shows em espaços como a Sala São Paulo e ao lado de nomes como Tinoco, Irmãs Galvão, Ana Luiza, Ná Ozetti, Suzana Salles, Paulo Freire, Renato Braz, Tetê Espíndola, Ana Gilli, Lenine Santos, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti, Ricardo Herz, Alexandre Ribeiro, Crythian Dozza e Fabio Presgrave.
Para este show, a Orquestra convida a jovem e talentosa violeira pernambucana Laís de Assis. Tendo como maior fonte de inspiração o universo da música popular nordestina, Lais busca construir diferentes imagens sonoras a partir de diversos ponteados e improvisações. Em 2021 lançou seu primeiro disco autoral intitulado “Ressemântica”.
20h30 – Palco livre: roda de improvisação
Para quem for assistir aos shows durante o Festival, vá com a violinha afinada! Neste ano teremos a novidade do Palco Livre no sábado à noite, dia 18 de junho. Desde a 1ª edição, muitas violeiras e violeiros demonstraram interesse em participar do evento e, aproveitando a ocasião de ser presencial, reservamos esse espaço para apresentações espontâneas e partilhas musicais.
Centro Cultural Casarão
Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, Campinas, SP
mais informações, aqui!